Página inicial
Quem somos / contactos
Aquecimento Comfort
Quero Instalar
Caract. técnicas
Inform. científica
Arquitectura
$?: instalar e manter
$?: funcionamento
Imagens
Isolamento térmico
Isolamento acústico
Domótica
Links e curiosidades
Álbum de Fotos


Porque é este o sistema de aquecimento mais puro e saudável que existe?

Princípio de funcionamento
A sensação que se tem em frente a um painel em funcionamento do sistema comfort é igual à sensação que se tem quando se está ao sol. A razão é simples: a forma de emissão de calor é a mesma.

A emissão de calor do Sol para a Terra é feita por ondas de radiação térmica (ou ondas de emissão térmica). De maneira geral o termo radiação, aplica-se a todo o processo, no qual se transmite energia mediante ondas.

Energia luminosa e energia electromagnética
Esta radiação térmica é semelhante à luz, pois a transmissão do calor por radiação, é a forma de transmissão que tem como meio a energia radiante emitida e absorvida pelos corpos de maneira similar aquela que é feita pela energia luminosa. Com efeito, as radiações caloríficas e as luminosas, diferem fisicamente no cumprimento de onda que as produz.

Emissão e transmissão de calor
De salientar que esta radiação térmica produz-se nos corpos como consequência da excitação térmica a que são submetidos. A transmissão de calor produz-se sem necessidade de contacto entre os corpos: o calor transmite-se neste caso por ondas ou radiações. Esta radiação é emitida em todas as direcções à velocidade da luz, sem que exista necessidade de algum meio de transporte. A radiação térmica, produz-se inclusive através do vácuo. A intensidade a que se produz esta transferência de calor, depende fundamentalmente da temperatura a que se encontra o corpo emissor e a natureza das faces desse corpo.
Um exemplo deste método de transmissão, passa-se no nosso planeta Terra que recebe calor do sol em forma de energia radiante.

Efeito de estufa
De um forma geral, a radiação, é a transmissão de energia que se produz de um corpo quente a outro que se encontar a menor temperatura, através de um meio transparente. O ar é quase sempre de fácil passagem às radiações luminosas, mas não é para as infravermelhas e ultravioletas, as quais atenuam em grande medidas. Um vidro comum, pode ser quase totalmente transparente às radiações solares, mas simultaneamente mostra-se opaco às radiações emitidas por corpos. É por isso que uma estufa que tenha as suas paredes e telhados de vidro faz a função de um acumulador de energia solar, aumentando a temperatura ambiente.
Este efeito, que permite a acumulação interna de calor é, desde á muito tempo, conhecido como “efeito de estufa”.

Formas de compensar as perdas de calor
Um dos mais vulgares processos, consiste em fazer circular água por tubagens embutidas no cimento ou gesso, ou até conduzir ar quente através de condutas aéreas. É também vulgar usar-se a corrente eléctrica, quer seja para aquecer grandes extensões ou pequenos painéis radiantes.

O sistema de aquecimento confort objecto de estudo, pode ser incluído no grupo dos  sistemas de aquecimento por painéis radiantes, já que o método empregue para gerar calor é mediante painéis radiantes colocadas nas paredes interiores dos locais, com uma superfície por painel que oscila entre o 1,0 m2 e os 2,0 m2 e uma espessura de 1mm, os quais se aquecem mediante o transporte de energia eléctrica a baixa voltagem e baixo consumo de 400 W a 800 W, dependendo da dimensão do painel e cuja emissão de calor produz uma suave radiação.

O objectivo deste aquecimento, não é apenas compensar as perdas de calor das habitações, mas também manter o conforto do corpo humano.

Experiência do M.I.T. (Massachussetts Institut of Technology)

Utilizando uma câmara experimental cujas paredes se arrefeciam e onde se podia introduzir ar quente, introduziram ar quente a 48°C e as paredes mantiveram-se frias. Nestas condições, os ocupantes do local sentiam frio !!!

Realizaram depois a experiência contrária. Aqueceram as paredes e reduziram a temperatura do ar a 10°C. Desta vez os ocupantes sentiam calor !!!

Porquê? A explicação é relativamente simples. Porque todos os corpos emitem radiação. Objectos com temperaturas diferentes emitem radiação de um para outro com o objectivo de equilibrar o “sistema”. O objecto que está quente radia ou “passa” calor para o objecto que está mais frio através do meio que pode inclusivé ser o vácuo.

Esta experiência científica, demonstra como poderá ser eficiente o nosso sistema confort, já que o aquecimento radia das paredes através de paineis invisíveis.

Este conforto sem igual proporcionado pelo sistema de aquecimento central confort foi comprovado por todos quantos optaram pelo nosso sistema. Não temos qualquer dúvida ao afirmar que o nosso sistema é o melhor e o mais saudável para o ser humano.

Aliando isso à tecnologia digital computurizada em pequenos aparelhos denominados crono-termostatos controladores do ambiente, os nossos clientes podem adquirir a baixo custo um sistema tecnologicamente muito avançado de aquecimento central para a habitação.

 
Top