Página inicial
Quem somos / contactos
Aquecimento Comfort
Isolamento térmico
Especial habitações
Instalações especiais
Perguntas frequentes
Isolamento acústico
Domótica
Links e curiosidades
Álbum de Fotos


O material provoca condensação?
Não é o material que provoca a condensação, mas sim a existência de choques térmicos. Quando a água em forma de gás (normalmente designada por vapor de água) encontra uma superfície fria, essa água no estado gasoso regressa ao estado líquido. Este é um fenómeno da natureza ao qual devemos a vida. Se assim não fosse não existiria chuva por exemplo. Não há portanto nenhum material na natureza que ao efectuar um corte térmico não provoque a ocorrência deste fenómeno, seja ele o poliestireno extrudido ou expandido, plástico, alumínio, lãs de vidro ou de rocha, borracha, penas, esponja, cortiça, etc..

Este material aguenta a condensação?
Os it13x são barreiras térmicas naturais. A sua acção é por reflexão e não por absorção e são materiais muito resistentes à acção da água durante anos. Outros materiais não funcionam como barreiras de vapor, como por exemplo as lãs, que podem deteriorar-se mais facilmente pela acção da água. São conhecidas as características de alguns materiais que causam irritações cutâneas. Os poliestirenos extrudidos (que na sua essência são espumas de plástico densas) têm também uma durabilidade semelhante ao alumínio com bolha de ar confinado. Pelo contrário, a espuma de plástico pouco densa, vulgarmente designada por esferovite, tem uma durabilidade baixa.

A condensação é boa?
A condensação não é boa nem má. É simplesmente natural. Ocorre sempre que há diferenças térmicas e sempre que há água. Basta uma pessoa respirar para que se forme vapor de água. Podemos dizer que para haver conforto é inevitável a condensação, pois significa que a casa tem uma temperatura superior no seu interior em relação ao exterior. A parte negativa da condensação é que a água, como é um excelente solvente, causa na maior parte das situações alterações à estrutura dos materiais. Por isso podem ficar manchadas as peredes, sem que haja infiltração de humidade exterior. Essa humidade é gerada no próprio interior porque o vapor de água encontrou uma parede fria.

Pode evitar-se a condensação?
Sim. Não é através da escolha deste material ou daquele, mas sim através da ventilação. É um fenómeno semelhante ao embaciamento dos vidros de um carro. Para evitar o embaciamento (leia-se condensação) liga-se a ventoinha na posição de desembaciamento do vidro. Continuamos com uma temperatura agradável dentro do carro e mesmo estando frio lá fora não temos condensação. No caso de não ser deixada a caixa ventilada, então deve deixar-se o maior espaço livre na caixa de ar para que o ar aí dentro circule, o que acontece por cenvexão natural. Isto significa que existe uma pequena circulação do ar através do diferencial térmico. O ar quente sobe, enquanto o ar frio desce. Isto minimiza o problema.
Repare-se que quer na última situação de não ventilação quer na própria ventilação é sempre melhor utilizar um isolamento que seja fino quanto baste para permitir esta circulação da massa de ar. Sendo um material de maior espessura, digamos por exemplo 2 ou 3 cm, como é o caso dos extrudidos e das lãs, significa fazer uma parede muito mais grossa para deixar espaço entre o material e a alvenaria, como aliás recomendam os próprios fabricantes.

Qual é o melhor isolamento térmico que existe? O melhor isolamento térmico que existe é o ar. Se tivermos uma panela a ferver num bico de fogão, conseguimos aproximar muito a mão sem nos queimarmos. A mesma coisa se passa num forno, que mesmo estando a temperaturas superiores a 250º é possível colocar a mão lá dentro durante alguns segundos, porque está rodeada de ar. As mantas reflectoras ou os materiais absorventes ajudam o trabalho do ar, mas é preciso que junto a qualquer material fique apenas o ar, por forma a evitar o que se normalmente se designa por "ponte térmica".
É por isso que o material que fornecemos, além da película de alumínio responsável pela reflexão quase total das ondas térmicas tem também ar confinado em pequenas bolhas o que lhe confere não apenas resistência e durabilidade, mas também um factor suplementar de isolamento.
Nota: Existe material no mercado semelhante aos nossos it's, mas não são de alumínio, ou poderá este não estar protegido em microfilme. Por tal verifique e exija o selo de garantia de qualidade do nosso material.

voltar à página inicial

 
Top